Resenha: Espíritos de Gelo

Fala, geekzada! \õ/

Depois daquela viagem que foi o texto anterior imaginei diversos livros para escrever a primeira resenha. Uma luz surgiu na minha cabeça e eu pensei: “Por que não falar do meu autor preferido, o xodó da minha vida, Raphael Draccon?!”. Então, convido vocês a se aventurarem no mundo de Espíritos de Gelo.

downloadLivro: Espíritos de Gelo /Autor: Raphael Draccon /Páginas: 174 /Editora: Leya /Ano: 2011

A história começa com um homem acorrentado num lugar escuro, úmido e com três caras estranhos na sua frente. O primeiro deles é um baixinho metaleiro que não para de fazer perguntas sobre como o homem foi parar naquele local, desmaiado, dentro de uma banheira com gelo e um rasgo na barriga. Os outros homens, que mais parecem sadomasoquistas pelas roupas que estão usando, utilizam oos mais diversos métodos de tortura para que o homem fale. O único problema é que ele não se lembra de nada, nem sequer o próprio nome.

“Existem três coisas capazes de virar a cabeça de uma pessoa: amor, dinheiro e poder. Dê ou retire qualquer um desses itens, e ela enlouquece.”

Raphael Draccon é mais conhecido por sua trilogia Dragões de Éter (amor da minha vida, porque sim). E se você já leu e espera algo do tipo nesse livro pode mudar de ideia. Espíritos de Gelo tem um pouco da magia, mas esse é o único ponto em comum com o universo fantástico da trilogia. Se você tem estômago fraco, prepare-se para muita violência psicológica e física, sexo e vingança.

Além disso, o fato de a história ser narrada em primeira pessoa aproxima mais o leitor do protagonista e a gente chega a sentir o desespero daquele homem para se livrar do trauma que bloqueia sua memória. Os capítulos são curtos e intercalados entre o cativeiro e os flashs de memória do protagonista sobre o que aconteceu.

“– Não exitem anjos e demônios da maneira que pensa; não é como um time de futebol. Não pense como se tudo fosse separado do todo, imagine apenas a mesma moeda em lados diferentes.”

No livro, é possível notar várias menções às bandas de rock, suas histórias e lendas, e também as relações que o autor cria com obras famosas e populares da literatura, cinema (Senhor dos Anéis, Harry Potter, Matrix, por exemplo) e TV (o desenho animado Ren e Stimpy). Os diálogos do protagonista com seu torturador passam por vários temas, desde questionamentos sobre as bandas e seus integrantes até satanismo e divindades.

Algo que eu adoro nos livros de Draccon são as diversas referências inteligentes que o autor faz ao longo da história. Outra característica é como ele usa o “você” de forma brilhante se direcionando diretamente ao leitor (o que acontece também em Dragões de Éter), o que serve como um gancho e te puxa com tudo pra história, fazendo você se sentir como o próprio protagonista. E claro, a melhor parte: as piadinhas e trocadilhos que te fazem dar risada.

“­– ‘Khabs’ é um termo egípcio que significa ‘estrela’! ‘Khu’ é a essência ou poder mágico feminino.

Aquilo eu conseguia compreender. Desde moleque eu já adorava o Khu feminino.”

A história é muito boa, a escrita de Draccon, maravilhosa, com linguagem simples, mas o final me deixou com algumas perguntas sem respostas, o que dificulta o fechamento da obra. Enfim, recomendo muito esse livro pra quem gosta do estilo, e pra quem não está acostumado (eu?! *risos*) e pretende se aventurar em novos estilos, vale a pena começar com um livro de ótima escrita e de fácil entendimento.

4invadersAvaliação: 4 Invaders – Ótimo

Anúncios

Sobre Diana Araújo

Estudante de jornalismo supersticiosa ao ponto de só levantar da cama com o pé direito. Considera seus livros como filhos. Sempre pula o último degrau da escada. Já assistiu Dirty Dacing trocentas vezes. Tem mania de lavar as mãos. Ama histórias com contos de fadas, princesas e super herois. Ah, e as melhores cantadas são suas.
Esse post foi publicado em Na sua Estante e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s