Vestindo a cota de malha

Competindo com o Velho Oeste americano, a Idade Média europeia talvez seja o tema mais abordado em todos os tipos de mídia: todo ano são lançados filmes, livros, jogos, seriados, HQs e muito mais.

Graças a isso, nós encontrarmos muito conteúdo bom com essa temática, alguns chegando a se tornarem clássicos. O meu objetivo é mostrar algumas obras dos diversos formatos que merecem ser conhecidas por serem muito boas.

Medieval_Knight_in_Armor_by_angelfire7508

Quando se fala de filme de Idade Média, a maioria das pessoas pensa logo no ótimo Coração de Cavaleiro (2001), mas existem filmes mais recentes e tão bons quanto. A minha indicação de filme é Cavaleiros do Rei (2008). A produção já começa em um momento muito tenso: um grupo de jovens tem que passar uma noite inteira acordados para que na manhã seguinte se tornem cavaleiros. Durante a noite, no entanto, ocorrem fatos que fazem com que um desses jovens falhe no teste e entre em uma jornada épica.

Medieval_Knight_in_Armor_by_angelfire7508

Na minha opinião, as capas dos livros de Bernard Cornwell sempre são mais belas na versão br.

Já o livro que eu vou indicar é O Último Reino (2004), de Bernard Cornwell. A obra é a primeira de uma série e conta a história de Uthred, filho de um earl também chamado Uthred, morto no meio de uma batalha de muralhas de escudos. O protagonista tem suas terras roubadas pelo tio e luta inúmeras batalhas para que possa reaver o que é seu por direito.

Medieval_Knight_in_Armor_by_angelfire7508

A indicação de seriado é a já bastante conhecida Vikings (2013). A série do canal History narra a história de Ragnar, um fazendeiro que chega a earl. A segunda temporada da produção, se passou durante esse ano e mostrou o inicio do percurso de Ragnar para se tornar rei.

Medieval_Knight_in_Armor_by_angelfire7508

A Idade Média foi um período turbulento para a humanidade, tínhamos a repressão da Igreja Católica, uma gama infinita de mitologias e muitas outras coisas que fazem com que esse período da história do ser humano seja uma ótima base para grandes obras. E, além de divertir, grandes obras também podem ensinar, então se você gosta desse período consuma cultura sem moderação.

Se você conhece alguma obra que retrate esse período da história, indique nos comentários.

Anúncios

Sobre Anderson Costa

Descendente da mídia escrita, filho da TV e do radio, irmão do crash de 83 e melhor amigo do bug do milênio. Estudante de jornalismo, o Iluminado.
Esse post foi publicado em Papo Geek e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s