TOP CINCO: Filmes nostálgicos

Stand-By-Me-0

De acordo com o Dicionário Aurélio, a nostalgia é “o estado melancólico causado pela falta de algo”. Bom, Hollywood é especialista em criar produções que nos deixam com esse tipo de sensação. Sendo assim, resolvi dissecar o tema e listar as cinco produções mais nostálgicas do Cinema!

Então, já preparou o lencinho de papel? Só toma cuidado com os spoilers e vamos lá!

Edward Mãos-de-Tesoura (1990)

Edward-Scissorhands

O filme dirigido por Tim Burton conta a história de Edward (Johnny Depp), uma criação macabra que, como o próprio nome diz, tem tesouras no lugar das mãos. O rapaz vive sozinho em uma sombria mansão até ser descoberto por Peg (Dianne Wiest), que o leva para morar com sua família.

Conheço algumas pessoas que não assistiam ao filme por medo do sombrio protagonista, o que sempre foi um motivo positivo para mim, pois Johnny Depp atua de forma espetacular e consegue emocionar como o confuso Edward. Além disso, a história de amor impossível entre ele e Kim (Winona Rider) é umas das mais lindas na história do Cinema, e o final triste, porém belo, é maravilhoso.

Matilda (1996)

Matilda

Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma brilhante menina que descobre ter poderes telecinéticos. Após seus pais mandarem-na para a escola da autoritária diretora Trunchbull (Pam Ferris), a garota utiliza seus poderes para salvar seus colegas e sua bondosa professora, srta. Jennifer Honey (Embeth Davidtz).

Um clássico da Sessão da Tarde, Matilda é o típico filme com final feliz e que você sempre se sente bem ao assistir. Outra coisa: qual criança não iria querer ter poderes pra poder dar uma surra com apagadores naquela diretora escrota?

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

dead-poets-society-original

John Keating (Robin Williams), um professor de inglês da tradicional Academia Welton, inspira os seus alunos a perseguir seus verdadeiros sonhos e vontades. Um bando de alunos de Keating, movidos pelo método de ensino pouco ortodoxo, resolve reavivar o grupo chamado “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Todos os personagens são bem construídos, em especial o professor – por sinal, Robin Williams foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por esse papel -, mas a grande proeza do filme está no principal tema que explora: o hoje tão banalizado “Carpe Diem”, que tem um profundo significado na narrativa ao nos convidar a uma reflexão sobre o que estamos fazendo com as nossas próprias vidas. Ah, e sem contar que também é um filme para sentir saudade daquele professor incrível da época de escola.

Conta Comigo (1986)

Stand-By-Me-1

Baseado em um conto de Stephen King, a trama mostra a jornada de quatro adolescentes em busca do corpo de um garoto desaparecido. Para isso, os rapazes se aventuram em uma floresta sem saber que também estão embarcando em uma viagem de autodescoberta.

A trilha sonora impecável e o roteiro primoroso, além do trabalho excepcional da direção de Rob Reiner, conferem a esta produção o status de clássico da indústria cinematográfica. É impossível não se sentir nostálgico quando, no final do filme, Gordie (Wil Wheaton) conta o destino de cada um de seus amigos.

Clube dos Cinco (1985)

the-breakfast-club

Escrito e Dirigido por John Hughes, a produção retrata a história de cinco alunos que estão de detenção na escola, cuja tarefa é escrever uma redação sobre eles mesmos. Embora sejam todos de grupos sociais diferentes, os estudantes vão se conhecendo melhor e criam um vínculo de amizade.

Grande parte das cenas ocorre dentro da sala de detenção, então a força do filme reside em seu incrível roteiro – escrito por Hughes em apenas dois dias –, que explora cada um dos personagens, conferindo-lhes profundidade. A atuação excepcional dos atores também contribui para a excelência da obra e é impossível não se lembrar da cena final, onde John Bender (Judd Nelson) ergue o punho, triunfante, ao som de “Don’t You Forget About Me”.

Essa foi a lista com os cinco filmes mais nostálgicos do Cinema! Curtiu? Não curtiu? Achou que algum filme ficou de fora? Escreva sua opinião nos comentários e até a próxima, geeks!

Anúncios

Sobre Danilo C. Monteiro

Pessoense, estuda Jornalismo e é apaixonado pela sétima arte. Gosta de séries, anime, mangá, bons livros e boa música. Outra paixão é a escrita. Escreve porque acredita na força de uma boa história.
Esse post foi publicado em Filmando em Séries e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para TOP CINCO: Filmes nostálgicos

  1. Conta comigo eu achava muito foda quando criança. O filme me traumatizou com a cena da sanguessuga.

    Curtir

  2. Diana Araújo disse:

    Edward s2 Da lista só não assisti os dois últimos. E acho que faltou meu queridinho Dirty Dancing aí kkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s