Dicas de leituras para as férias de verão

O verão é a estação que chega acompanhada das férias e o que mais se deseja nesse período é descanso e diversão. Pra quem vai viajar, ir à praia ou para aqueles que não vão sair do quarto, uma ótima opção de distração é a leitura de um livro entre passeios, mergulhos e dormidas. Então aqui está a primeira parte de uma lista com alguns livros para os que estão em busca de histórias que combinam com as férias de verão, de leitura leve e que divirtam, sejam eles romance, chick-lit, teatro, HQ, jovem adulto, clássico, infanto-juvenil, de autores nacionais ou estrangeiros, mas que façam sorrir e rir acima de tudo.

COTOCO_1368393937B1 Cotoco – O diário perversamente engraçado de um garoto de 13 anos

Autor: John Van de Ruit

Chega o início das aulas no internato e John faz o que pode para se adaptar tendo que dividir o dormitório com colegas pra lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido). Com muita perspicácia, Cotoco (apelidado graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas) vive momentos bizarros. E é nas páginas do seu diário que acompanhamos a mente peculiar de um garoto de 13 anos descobrindo a vida, a amizade… e a pluralidade da fauna humana.Com situações como mergulhos proibidos na madrugada e uma caça ao fantasma de um professor, Cotoco é o tipo de livro que faz o leitor rolar de rir. E acompanhar as férias de John com seus pais lunáticos e uma avó gagá, com sua linguagem simples, é uma boa dica pra começar o verão.

FAZENDO_MEU_FILME_1358475259B2 Fazendo Meu Filme – A estreia de Fani

Autora: Paula Pimenta

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As conversas por telefone ou MSN e os bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 

Uma das muitas vontades que surge nas férias é a de viajar, e pra quem não pode fazê-lo pessoalmente, viajar através de uma história é uma boa ideia. O primeiro livro da série Fazendo Meu Filme apresenta o universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 


AUTO_DA_COMPADECIDA_1409278145B3 Auto da Compadecida

Autor: Ariano Suassuna

João Grilo e Chicó são amigos que vivem de pequenos golpes. Quando o cachorro da mulher do padeiro morre, e visando uma forma de ganhar dinheiro, João Grilo se mete numa grande mentira, envolvendo um testamento do cachorro, o padre, o bispo, um gato que “descome” dinheiro e um poderoso Major da região. Quando o bando de cangaceiros de Severino do Aracaju chega assaltando a cidade João Grilo o convence a levar um tiro para conhecer “o outro lado” e depois voltar graças a uma gaita mágica. Porém, a habilidade na lábia do protagonista é posta em teste no acerto de contas, quando os personagens estão entre o Céu e o Inferno.

Famosa pelo filme, a peça do autor paraibano é baseada em histórias da literatura de cordel, pertencente a cultura do nordeste. E apesar do pré-julgamento de um clássico como chato, este livro, por ser um teatro, possui uma leitura rápida, ótima pra quem não tem o hábito da leitura e melhor ainda pra quem já o possui.

SCOTT_PILGRIM_CONTRA_O_MUNDO_1274188859B4 Scott Pilgrim Contra o Mundo

Autor: Bryan Lee O’Malley

Scott Pilgrim, canadense levemente excêntrico, aos vinte e poucos anos, divide os dias entre o ócio do desemprego voluntário e os ensaios de sua banda de rock, a improvável Sex Bob-Omb. Sua namorada, a chinesa de dezessete anos Knives Chau, e o relacionamento casto – “Uma vez ela pegou na minha mão” – cai bem para o momento introspectivo em sua vida.

Tudo vai bem, mas sua rotina de videogames e indolência, está prestes a sofrer um abalo sísmico. E seu nome é Ramona Flowers, americana recém-chegada ao Canadá, única entregadora da Amazon na região. Depois de encontrá-la brevemente em duas ocasiões, Pilgrim apaixona-se perdidamente, faz uma encomenda pela internet e senta à porta para esperar a sua amada. O incrível é que a conversa dá certo, Ramona gosta de Pilgrim e os dois começam a sair. Fim da história. Só que as coisas nunca são assim, ainda mais para Pilgrim.

Esta HQ, antes de tudo, é um bom passo inicial para quem quer se aventurar no gênero, aliás, tem leitura rápida e divertida. A série tem 6 livros e no Brasil foram lançados 3 volumes cada um com 2 livros.

LOLA_E_O_GAROTO_DA_CASA_AO_LADO_1350676826B5 Lola e O Garoto da Casa Ao Lado

Autora: Stephanie Perkins

A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar o seu estilo ultrajante, Lola é uma filha e amiga dedicada e com grandes planos para o futuro. Tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Calliope e Cricket Bell, voltarem ao seu bairro.

Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado. Uma boa opção para os românticos, a leveza deste livro se mostra inspiradora, ainda mais para os que curtem um amor de verão.

Gostou das dicas? Comente sua opinião, se você acha que ficou faltando algum livro ou tem alguma indicação para dar. E aguarde a segunda parte da lista na próxima semana aqui no 8Geeks!

Anúncios

Sobre Diana Araújo

Estudante de jornalismo supersticiosa ao ponto de só levantar da cama com o pé direito. Considera seus livros como filhos. Sempre pula o último degrau da escada. Já assistiu Dirty Dacing trocentas vezes. Tem mania de lavar as mãos. Ama histórias com contos de fadas, princesas e super herois. Ah, e as melhores cantadas são suas.
Esse post foi publicado em Na sua Estante e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dicas de leituras para as férias de verão

  1. Pingback: Dicas de leituras para as férias de verão – parte 2 | 8-Geeks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s