TOP CINCO: Desenhos animados da década de 90

from BBS upload

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.” – Antoine de Saint-Exupéry, em dedicatória dO Pequeno Príncipe, a Léon Werth

Ah!, a infância…! Tempo de extraordinárias preocupações, como, por exemplo, não perder o horário dos nossos desenhos animados favoritos, mesmo sabendo que iam reprisar no outro dia. A época de ser o mestre cuca mais conceituado do mundo com seus bolos de terra com as mais saborosas coberturas de lama, a época de apostar corridas… contra carros, a época de ser o dono da rua e de desafiar o dono da rua.

Aventuras inimagináveis pertencem a infância, éramos os grandes desbravadores da rua ao lado. Éramos natos exploradores do tão perigoso mundo, viajávamos por todo o globo em jornadas épicas sem nem mesmo sair do quintal. Éramos ases dos nossos ilimitados sonhos acordados.

De muitas dessas aventuras, às vezes, restam poucas lembranças. Vez ou outra um relance… vez ou outra nossa cabeça torna ainda mais incrível a lembrança. Não deixe o esquecimento tomar conta de você. Nunca se esqueça da criança que todos nós já fomos um dia. Um dia não tão distante.

tumblr_neoz89UYVr1s8o7pxo1_400

Portanto, os desenhos animados foram integrantes importantes dessa época, ajudaram a alimentar nossa incessante imaginação. 

E, bem, resolvi listar cinco deles, desenhos animados que fizeram parte da minha infância e que – se você nasceu na década de 90 -, provavelmente fez parte da sua também. Confira:

 O LABORATÓRIO DE DEXTER (1996)

O Laboratório de Dexter me inspirou a fabular as centenas de episódios da historinha que minha mente se colocava a desenhar todas as noites antes de dormir. Deitado na cama, o teto era minha tela e eu pintava meu sonho, enquanto o sono não dava com as caras. 

Eu era o próprio menino gênio, o prodígio que construiu um laboratório debaixo de sua própria casa. Toda noite eu compunha mais alguns detalhes aqui e ali de toda aquele universo. Eu sonhava acordado em ser o Dexter com outro nome!

O Laboratório de Dexter foi criado pelo russo-americano Genndy Tartakovsky (também responsável por Samurai Jack e Star Wars: Guerras Clônicas). As aventuras do menino prodígio, Dexter, com sua irmã irritante Didi e seu arqui-inimigo Mandark começaram a ser transmitidas originalmente em novembro de 1996 no Cartoon Network.

CATDOG (1998)

‘Tá aí um desenho um tanto bizarro (para ser eufemista)! Quem teve a ideia insana de criar um protagonista que é metade um gato ranzinza e outra metade um cachorro alegre?! A resposta é: Peter Hannan.

Que tal voltar à meninice e cantar junto?:

Um bebe tão fofo ao nascer
mas fez o mundo inteiro se surpreender.
Porque era uma aberração
Coitadinho do pobre CatDog, irmão!
CatDog.
CatDog!
Sozinho no mundo o amigo CatDog!

Se tentar vai desistir,
pegar o CatDog ninguém vai conseguir!
A melhor maneira de estar com o amigão
é a gente se unir para cantar essa canção.
CatDog.
CatDog!
Sozinho no mundo o amigo CatDog!

CatDog foi uma série animada para o canal pago Nickelodeon que iniciou sua transmissão original em outubro de 1998.

AS MENINAS SUPERPODEROSAS (1998)

Protagonistas que metiam a porrada

É impossível fazer um top cinco dos desenhos animados dos anos 90 sem citar As Meninas Superpoderosas. As olhudas Florzinha, Lindinha e Docinho conseguiam protagonizar um desenho animado que mesmo com coraçõezinhos cor de rosa, protagonistas meninas e “tudo que há de bom” atraía ambos os sexos, não era nenhuma Barbie ou Max Steel.

Você lembra da música “Amor faz o mundo andar”?, (não sei se é esse o nome exato da música).

Esse foi meu episódio favorito. Pensando bem, acho que elas foram um tanto cruéis com o palhaço depois de cantarem uma música que fala tanto sobre amor… Mas, bem, ele tinha que ser punido por seus crimes, certo?!

As Meninas Superpoderosas é um desenho animado criado e escrito Craig McCracken (também responsável por A Vaca e o Frango e A Mansão Foster para Amigos Imaginários), tendo o início de sua transmissão em novembro de 1998 também pelo canal pago Cartoon Network

DU, DUDU E EDU (1999)

Em 1999 estreia no Cartoon Network, no Brasil, o desenho animado criado pelo canadense Danny Antonucci conta as aventuras de Du, Dudu e Edu, três meninos aficionados em balas de caramelo que vivem no bairro Peach Creek, na cidade de Vancouver, no Canadá.

Veja a abertura:

CORAGEM, O CÃO COVARDE (1999)

Por fim, de longe um dos meus favoritos: Coragem, o Cão Covarde, estrelando Coragem, o cão covarde!

Essa série animada contava a história de Coragem, o cachorrinho assustado cor de rosa de uma afetuosa velhinha de nome Muriel.

Vivendo numa casinha em Lugar Nenhum, no Kansas, que fica literalmente no meio do tumblr_mq758vcHHL1rmnykko1_500nada, Coragem, sua dona Muriel Bagge e o marido mal-humorado Eustácio Bagge presenciam diversos acontecimentos esquisitos e medonhos, no entanto, apenas Coragem percebe, de fato, o perigo. 

No decorrer dos episódios acompanhamos as aventuras de Coragem para salvar sua família dos perigos iminentes típicos de Lugar Nenhum – monstros, demônios, zumbis… Apesar de boa parte dos sujeitos que aparecem por lá serem criaturas assustadoras e sinistro, algumas vezes surgem também indivíduos doces ou até deprimidos.

TTI1Q3ktN2FQMmsx_o_courage-the-cowardly-dog-s03e12-quilt-club-swindlin-wind

Coragem, o Cão Covarde foi criado pelo novaiorquino John R. Dilworth, sendo exibido no Cartoon Network. Embora o desenho tenha começado a ser transmitido em novembro de 1999, ainda em 1995 foi lançado um episódio piloto.

Confira a abertura de Coragem, o Cão Covarde:

É válido lembrar que todos esses desenhos animados já foram exibidos na TV aberta.

Se você sentiu aquela pontada de nostalgia ou algum dos desenhos listados aqui é um de seus favoritos, deixe seu comentário, nos diga qual seu próprio top 5! Não esquece de dar aquela força e compartilhar com os amigos! 

Tragam seus sabres de luz e lutem conosco!
Bai, geeks!

Sobre Eldner Felipe

Pessoense, 18 anos, estudante (lerdo) de Jornalismo que queria ser um calango para resistir ao sol em João Pessoa, geminiano - como se isso importasse -, gosta de ler, jogar, escrever, inclusive fazer nada, e também dormir. Ênfase em fazer nada e dormir, por favor. Música? Rock, no geral, mas não é regra.
Esse post foi publicado em Papo Geek e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para TOP CINCO: Desenhos animados da década de 90

  1. Tainá G. disse:

    OMG! Eu amava assistir esses desenhos!! Há um q eu gostava mto tbm “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy” *–* Acordar cedo, ir para a sala e passar a manhã toda vendo esses e mtos outros desenhos; quem nunca?!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pipiu disse:

    Eu era frustrado por não ter Cartoon quando criança T.T

    Curtir

  3. Débora disse:

    Nasci no de 2000 e lembro-me que aos 2,3,9 anos de idade eu assistia esses desenhos.
    Amo o desenho “Coragem, o Cão Covarde”. Saudades deses desenhos me parece que não são mais exibidos na tv, infelizmente.

    Curtir

  4. Tanyta Sakura disse:

    Timão e Pumba eram os meu preferidos e tinha a TV Cruj que eu assistia quando chegava da escola á tarde. Mas tinha um que eu não estou me lembrando, era de um menino que vivia numa casa mal assombrada, seu pai media a altura dele para ver quanto ele tinha crescido, passava no canaç 4 na época. Alguém lembra? :)

    Curtir

Deixe um comentário