Dica de Série: The Knick

theknick1

Fala, geeks! Quero indicar para vocês um seriado do canal Cinemax, que conta com Steven Soderbergh na direção e Clive Owen no elenco. É o drama médico The Knick, que atualmente foi renovada para a sua segunda temporada.

Preparem seus bisturis, cuidado com eventuais spoilers e vamos nessa!

Ambientada na Nova York de 1900, a série acompanha o trabalho do Dr. John “Thack” Thackery (Owen), médico recém-nomeado chefe de cirurgia após o suicídio de seu amigo e mentor, Dr. Dr. J. M. Christiansen (Matt Frewer). Thack utiliza métodos inovadores e polêmicos no intuito de contribuir para o avanço da medicina e, para isso, conta com a ajuda do corpo médico do Knickerbocker Hospital (de onde deriva o nome da série).

theknick2

Embora o seriado remeta a uma época distante da nossa, o roteiro de Jack Amiel e Michael Begler trata temas que levantam discussões até hoje. Um deles é o uso abusivo de drogas. É preciso que você entenda, caro geek, que nos anos 1900 era comum ir à farmácia e encontrar cocaína nas prateleiras, visto que a substância era utilizada como anestésico. O próprio protagonista é um viciado em cocaína, cujos efeitos destrutivos vão afetando o seu trabalho e o relacionamento com as pessoas que o cercam.

Outro tema interessante tratado ao longo dessa primeira temporada é o preconceito racial. Isso fica evidente na figura do Dr. Algernon Edwards (Andre Holland), um médico talentoso educado na Europa, que é tratado como um pária pelo simples fato de ser negro. Além disso, Edwards só consegue o posto no hospital graças à relação que mantém com os proprietários do local, a família Robertson.

theknick3

Muitas outras questões, como aborto, o papel da mulher na sociedade e a ética no comportamento médico, são bem retratadas na série. O roteiro de Amiel e Begler aborda os temas de maneira franca, sem recorrer a um melodrama desnecessário ou a soluções fáceis.

Ainda há espaço para um desenvolvimento das tramas paralelas, sem afetar as boas atuações. O elenco é uniformemente bom, mas Owen dá vida a um ambicioso Dr. Thackery de forma espetacular. Por sinal, essa excelente performance lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator em Série Dramática deste ano.

theknick4

Também é importante destacar a presença do diretor Steven Soderbergh, que também assina a direção de fotografia da série. As cenas que mostram a agonia do protagonista quando está em abstinência da droga, aliadas a uma trilha sonora nitidamente anacrônica, criam uma tensão e uma atmosfera perfeita à série. O trabalho da direção de arte, do figurino e da maquiagem é igualmente espetacular – espere ver muito sangue, tripas e órgãos expostos.

theknick5

Bom, essa foi a minha dica de série. E, você, tem algum seriado que quer ver sendo falado aqui no site? Deixe a sua opinião nos comentários! Até a próxima, geeks!

Anúncios

Sobre Danilo C. Monteiro

Pessoense, estuda Jornalismo e é apaixonado pela sétima arte. Gosta de séries, anime, mangá, bons livros e boa música. Outra paixão é a escrita. Escreve porque acredita na força de uma boa história.
Esse post foi publicado em Filmando em Séries e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s