Crítica: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

O desconhecido nunca foi tão fascinante.

birdman1

Comédia/Humor Negro, 2014. Direção: Alejandro González Iñarritu. Roteiro: Alejandro G. Iñarritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris e Armando Bo. Elenco: Michael Keaton, Edward Norton, Emma Stone, Naomi Watts, Zach Galifianakis, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Merrit Wever, Lindsay Duncan.

Em certo momento de Birdman, o protagonista sorri para o produtor de sua peça e recebe como resposta um nada amigável: “Tire esse sorriso do rosto, você está me assustando…”. Ora, um sujeito que assusta ao sorrir não pode ser considerado um protagonista carismático. No entanto, Iñarritu surpreende ao mostrar em sua produção que apostar em um homem perturbado tem suas recompensas.

A história gira em torno de Riggan Thomson (Keaton), um ator falido que ficou mundialmente conhecido por encarnar o herói Birdman. Para alcançar o antigo prestígio e se distanciar do papel que o marcou, ele investe na adaptação de uma peça dramática na Broadway. No entanto, Riggan vai perdendo o controle de si à medida que a peça vai se aproximando da estreia.

birdman2

Os bastidores da adaptação teatral são o palco para a guerra de egos entre as pessoas envolvidas na produção: Lesley (Watts) sonha em ser uma estrela do teatro; Mike Shiner (Norton) é o ator brilhante, mas surtado; e o ambicioso produtor Jake (Galifianakis), amigo de Riggan, que se esforça para que a peça seja um sucesso.

Embora a natureza dos personagens possa soar caricatural, as questões levantadas pela própria trama desfazem essa errônea impressão. Um exemplo da profundidade do roteiro é Sam (Stone), filha de Riggan e viciada em recuperação, que, apesar dos seus problemas, parece ser a personagem com mais consciência do mundo em que vive.

birdman3

A força do roteiro é acompanhada pelo elenco, que entrega atuações que estão acima da média. Norton trabalha o seu imprevisível Mike Shiner com vigor explosivo. Emma Stone concede delicadeza à áspera Sam. Porém, é Keaton quem brilha na pele do atormentado protagonista. Ao entregar a melhor atuação de sua carreira, ele se tornou um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator.

birdman4

Além da brilhante atuação de Keaton, a direção competente de Iñarritu é responsável por nos fazer imergir no mundo de Birdman. Sua câmera parece ter vida própria – há uma cena, logo após uma das pré-estreias da peça que a câmera “espera” Riggan surgir no quadro.

Outro grande trunfo da produção são os longos takes, aliados a uma trilha sonora original que vai do mais absoluto silêncio a um repentino solo de bateria, que providenciam um ritmo único à película e criam uma atmosfera propícia à total imersão.

birdman5

Empatado com O Grande Hotel Budapeste no número de indicações ao Oscar deste ano – foram nove ao total –, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é uma produção dirigida de maneira incrível, que consegue extrai o melhor de seus atores, especialmente do protagonista. Falando nele, em certo momento do filme Riggan Thomson entende que, mais importante que lutar contra seus próprios demônios, é abraçá-los. Talvez devamos fazer o mesmo, afinal o desconhecido nunca foi tão fascinante.

5invadersAvaliação: 5 Invaders – Ótimo

Anúncios

Sobre Danilo C. Monteiro

Pessoense, estuda Jornalismo e é apaixonado pela sétima arte. Gosta de séries, anime, mangá, bons livros e boa música. Outra paixão é a escrita. Escreve porque acredita na força de uma boa história.
Esse post foi publicado em Filmando em Séries e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s