Resenha: O Diário de Carson Phillips

Livro:O Diário de Carson Phillips/ Autor: Chris Colfer/ Páginas: 232/ Editora: Benvirá/ Ano: 2013

Carson Phillips é brilhante! Ao menos é assim que ele se define. Desde os oito anos ele sabia o que queria ser: jornalista e editor da revista New Yorker. E por trás desse desejo está também a vontade de sair de Clover, a cidadezinha onde nada acontece, e deixar a sua família problemática.

Mas para ser aceito na universidade dos seus sonhos, Carson, que não é nada popular, precisará da ajuda das pessoas que mais despreza, seus colegas de classe. E depois de descobrir alguns segredos, vê que a oportunidade está em suas mãos, então decide exercer seus dons jornalísticos de persuasão e… chantageá-los.

“Na minha tentativa desesperada de fugir dali, fui levado à mais espetacular descoberta: as palavras.” – Carson

Através de passagens do seu diário, Carson conta ao leitor sobre a sua vida. Com muita ironia e sarcasmo, o protagonista mostra sua personalidade forte e suas opiniões algumas vezes crueis, porém que não deixam de ter sua parcela de verdade.

O livro foi inspirado no filme “Struck by Lightning”, título do livro em inglês, estrelado e posteriormente escrito por Chris Colfer, que atuou no seriado Glee como o personagem Kurt Hummel.  Aqui o autor mostra sua habilidade na escrita e não só passa sua mensagem como torna-se o próprio Carson que se deixa conhecer.

Struck-by-Lightning-Poster

“Então você vai basicamente reprimir a si mesmo por causa de pessoas que são incapazes de amá-lo como você é? – perguntei. – Me parece um desperdício.” – Carson

É interessante deparar-se com as ideias chocantes de um garoto de dezessete anos, mas que se mostra mais maduro do que sua idade sugere.  Às vezes Carson pode ser mal interpretado ou parecer arrogante, entretanto é indispensável ao leitor a reflexão sobre questões importantes abordadas pelo garoto, como depressão, homossexualidade, banalização do sexo, drogas e até “juventude estúpida”.

Os personagens, aperfeiçoados no livro, podem se mostrar simples à primeira impressão, contudo têm a oportunidade de mostrar sua completude ao decorrer da história. Inclusive, alguns conseguem até modificar a opinião de Carson sobre eles.

“Todo mundo fica deprimido: é uma emoção. Hoje em dia, as pessoas recorrem a remédios antes de encarar os próprios problemas.” – Carson

struck_by_lightning_by_gabiiikayyy-d73fizg

E que belo trabalho fez a editora! Além da capa e contracapa bem feitas, o livro contém a revista literária de Carson, com os textos de outros personagens e no final algumas páginas com imagens de cenas importantes do filme e alguns personagens.

O livro é engraçado, carregado de ironia, e com um final surpreendente até para o leitor mais experiente. Final esse que divide opiniões, pois a história de Carson Phillips poderia ter rumos diferentes para alguns leitores.

“Às vezes uma nuvem carregada sobre a cabeça pode ser mortal, sabia? – avó de Carson

4invaders

Avaliação: 4 Invaders – Ótimo

Se você já viu o filme ou leu o livro, diga nos comentários o que achou. E para quem quer saber mais, aí está o trailer de “Struck By Lightning”. Obrigada e até a próxima!

Anúncios

Sobre Diana Araújo

Estudante de jornalismo supersticiosa ao ponto de só levantar da cama com o pé direito. Considera seus livros como filhos. Sempre pula o último degrau da escada. Já assistiu Dirty Dacing trocentas vezes. Tem mania de lavar as mãos. Ama histórias com contos de fadas, princesas e super herois. Ah, e as melhores cantadas são suas.
Esse post foi publicado em Na sua Estante e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: O Diário de Carson Phillips

  1. claquetegirls disse:

    Adorei o post!
    Infelizmente só tive a oportunidade de ver o filme, mas tenho interesse de ler o livro também.
    Beeijos
    https://claquetegirls.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s