Review: Game of Thrones 05×01 – The Wars to Come

GoT1

Fala, geeks! Após um longo inverno, o Filmando em Séries retorna com a review do primeiro episódio da quinta temporada de Game of Thrones. A partir de hoje, faremos a nossa cobertura semanal da aclamada produção da HBO, que sofreu um grande revés ao ver que os quatro primeiros episódios vazaram na internet e já estão no torrent da vida.

Sem mais delongas: peguem os seus mantos negros, cuidado com os spoilers e vamos nessa!

The Wars to Come já mostra em seu próprio ritmo que estamos diante de um episódio de ambientação. Um bom sinal já que depois de um ano longe do universo criado por George R. R. Martin é natural que o primeiro episódio desta temporada se dedique a explorar os núcleos da série sem grandes eventos, apenas para “refrescar” a memória do público.

GoT2

Em Porto Real, Cersei Lannister (Lena Headey) culpa Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) pela morte do pai, Tywin (Charles Dance). A mesma culpa invade o assassino, Tyrion (Peter Dinklage), que escapou para Pentos com a ajuda de Varys (Conleth Hill). O eunuco anuncia a Tyrion sua intenção de ir até Mereen conhecer Daenerys (Emilia Clarke) com a finalidade de colocá-la no Trono de Ferro de Westeros.

O núcleo de Daenerys também parece ter um destaque maior nesta quinta temporada, visto que a Mãe dos Dragões resolveu ficar em Mereen e reinar. No entanto, o reino de Dany sofre com a resistência do povo e a perigosa ameaça representada no grupo intitulado Filhos da Harpia. Além disso, Yunkai requer da rainha a volta das arenas de luta e Daario Naharis (Michiel Huisman), aconselha que ela permita que isso aconteça.

GoT3

É interessante observar como o jogo dos tronos nunca para, mesmo quando jogadores importantes saem de cena. Após a morte do pai, seria natural que Cersei ficasse de luto, mas a rainha regente logo demonstra preocupação em relação aos outros habitantes de Porto Real, especialmente os da família Tyrell.

Nesse primeiro episódio, ainda houve espaço para acompanharmos os planos de Mindinho (Aidan Gillen), que deixa Robin Arryn (Lino Faciolli) aos cuidados de um dos senhores do Vale, e parte com Sansa (Sophie Turner) para um lugar ainda desconhecido. Bom, na temporada passada vimos que Lorde Baelish tinha um dedo – olha o trocadilho infame, rs – por trás da guerra e foi responsável por inúmeras mudanças. O que será que ele está tramando com a herdeira de Winterfell?

GoT4

A Muralha também teve um papel de destaque nesse episódio, especialmente na figura de Jon Snow (Kit Harrington), que tenta convencer o selvagem Mance Rayder (Ciarán Hinds) a abdicar de suas crenças e unir forças com Stannis Baratheon (Stephen Dillane). O Rei-Para-Lá-da-Muralha recusa e é condenado a morte a queimar vivo – um dos caprichos do deus de Melisandre (Carice Von Houten).

E é no desfecho do episódio que reside a força da série: mostrar que há momentos para impactar o público com um acontecimento chocante, mas que também há cenas que conferem profundidade a um personagem de maneira sutil. Jon se mostra o último – talvez único? – herói da série ao matar Mance com uma flecha no peito antes que o fogo consuma o selvagem. Obviamente, essa atitude atrairá represálias por parte do duro Stannis e promete movimentar ainda mais um dos melhores núcleos da temporada passada.

GoT5

Em resumo, The Wars to Come tem um ritmo mais lento que o usual, mas que não desanima e mantém a alta qualidade da série. Ainda levanta questões importantes – por onde raios está Arya? Por que danado o primo de Cersei está andando de cabeça raspada e roupa de pano de saco? –, instigando a curiosidade do público. Tudo indica que não apenas guerras estão por vir, mas também outra excelente temporada.

Até a próxima!

Anúncios

Sobre Danilo C. Monteiro

Pessoense, estuda Jornalismo e é apaixonado pela sétima arte. Gosta de séries, anime, mangá, bons livros e boa música. Outra paixão é a escrita. Escreve porque acredita na força de uma boa história.
Esse post foi publicado em Filmando em Séries e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s