Dia de ter orgulho de quê?

dia do orgulho dos esteriótipos talvez fosse melhor.

dia do orgulho dos esteriótipos talvez fosse melhor.

E ai, geeks, tudo beleza com vocês? Eu estou bem, só um bocado atarefado. Por isso, hoje irei ser o mais breve e direto possível. Eu sei que aqueles que amam meus textões enormes no papo geek estão chorando neste exato momento, mas é a vida. Pretendo voltar à rotina, em breve, quando a universidade me der férias ou uma greve, vai saber o que virá primeiro, mas até lá é tiro, porrada, um ótimo texto e um beijo no coração de vocês. Sem enrolar mais hoje, vou falar sobre esse tal “dia do orgulho nerd”.

Todo dia 25 de maio eu tenho duas certezas na minha vida uma é que estou completando mais um mês de namoro e a outra é que terei que aguentar as pessoas poluindo minhas redes sociais, com o tal “dia do orgulho nerd”. Talvez, por eu não ser nerd, não consiga compreender qual a lógica para a existência desse dia. Simplesmente, não enxergo motivos para termos um dia do orgulho nerd, sei que muitas pessoas têm uma necessidade sem tamanho de se sentirem representadas, mas mesmo assim não há lógica.

bigbang1

Quando paramos pra ver dias do orgulho gay, dia da consciência negra e outros dias do tipo veremos que por trás deles existe todo um movimento de luta social que perseverou sobre anos de preconceito. Muitas vezes, esses dias até mesmo são escolhidos por marcarem algum fato trágico que ocorreu com alguém ou com um grupo que representasse a luta, vide o dia da mulher. Aquilo ali é uma história foda.

Mas, aí você pode vir e me dizer: não, mas nós, nerds, sofremos preconceito, somos alvo de bullying nas escolas e na vida, e muitas outras coisas, que nos fazem merecermos um dia por nossa luta. E eu te digo, meu amigo, primeiro que, hoje em dia, nerds que ainda sofrem com problemas que outrora eram comuns, são raridade graças a algumas séries recentes que tornaram a figura do nerd em algo popular. Segundo que, aceite que se você é nerd é porque você quer ou quis em algum momento e, portanto você não é nenhum excluído social pra sentir orgulho de algo.

Esse é o tipo de nerds que vemos por ai querendo gritar aos quatro cantos do mundo que comemora esse dia.

Esse é o tipo de nerds que vemos por ai querendo gritar aos quatro cantos do mundo que comemora esse dia.

Aí você pode me dizer: ah, Anderson, deixa de ser chato! É apenas um dia pra mostrarmos ao mundo quão legal é ser nerd/geek. Bem, amiguinhos, eu lhes pergunto: por que o nome tem que ser “dia do orgulho nerd”? Poderia ser “dia do nerd” ou qualquer outra coisa mais criativa. Mas não um dia que o nome alega que você está orgulhoso por não ter feito nada. Ninguém se torna especial por gostar de quadrinhos, ninguém vai pegar mais meninas na escola por ter lido mais livros (ou vai né, nem sei como funciona isso hoje em dia). Então, sinceramente, se você quer ter orgulho, tenha orgulho de ser quem você quer ser. Tenha orgulho de viver sem estereótipos, de não se importar se você é nerd ou qualquer outra coisa que as pessoas digam, desde que você seja uma pessoa do bem e esteja feliz com isso. Então, levanto aqui a bandeira e espero que vocês venham comigo na luta pra acabar com o dia do orgulho nerd e criarmos o “dia do orgulho de sermos nós mesmos”.

Um abraço e até a próxima.

Anúncios

Sobre Anderson Costa

Descendente da mídia escrita, filho da TV e do radio, irmão do crash de 83 e melhor amigo do bug do milênio. Estudante de jornalismo, o Iluminado.
Esse post foi publicado em Papo Geek e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s